terça-feira, 28 de junho de 2011

Cartum


Desenho de Humor se divide em quatro categorias: História em Quadrinhos, Charge, Caricatura e Cartum. Nem sempre esta classificação é claramente definida pois há desenhos que se encaixam em mais de uma categoria. “Madeira” pode ser um Cartum ou pode ser uma Charge.


História em Quadrinhos tem roteiro e possui personagens com perfis psicológicos definidos. Após acompanhar algumas histórias, você passa a conhecer o personagem como se ele fosse uma pessoa real, de modo a poder prever qual será sua reação em uma determinada situação.


Charge é um desenho que se refere a fato ou pessoa existentes na vida real. Muitas vezes contém caricaturas.



Caricatura é a representação artística ousada e exagerada de uma pessoa.

Cartum é a forma de expressão mais livre do desenho de humor. Cada cartum tem suas figuras exclusivas. É atemporal, da mesma maneira que tem graça hoje também terá graça a daqui, por exemplo, um ano. O foco está na ideia e as figuras têm como objetivo expressá-la e enriquecê-la da melhor forma possível. Geralmente a assimilação visual é rápida. Já em inglês, “cartoon” se refere a qualquer desenho de humor inclusive desenho animado. O termo tem origem em “cartão”, como em cartão postal, porque os desenhos eram originalmente feitos em cartões de papel.


Meu processo de produção é quase sempre o mesmo: 1) desenho com lápis sobre papel; 2) desenho com caneta sobre o traço a lápis, que em seguida é apagado; 3) desenho com caneta sobre a primeira caneta, com a intenção de valorizar o traço, variar a espessura e cobrir pequenas imperfeições. Depois disso vou para o computador: scaner (figura em preto e branco de 1 bit), rastreamento pelo contorno (Corel Trace) e finalização no Corel Draw. Na primeira etapa, quando o desenho com lápis fica muito rabiscado, copio o desenho em uma prancheta de vidro iluminada por baixo, em outra folha, para obter o desenho em traço limpo. Às vezes o desenho é segmentado e desenhado em partes separadas para depois serem juntadas. O Bruxinho mostra o processo de produção de uma página de História em Quadrinhos em um vídeo no Youtube: CLIQUE AQUI

Participei de diversas edições do Salão de Humor de Piracicaba quase sempre na categoria “Cartum” e tive diversos trabalhos selecionados. O “Náufrago” e “Reforma Agrária” (acima) são alguns deles. O cartum abaixo é apresentado em dois quadros mas não é História em Quadrinhos pois os personagens foram criados somente para ilustrar esta ideia.










Nenhum comentário:

Postar um comentário