quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Aerografia

Sou autodidata em arte. Sempre pratiquei e estudei, principalmente baseado em informações encontradas em livros. O único curso de arte que fiz foi de Aerografia. Fiz o curso básico completo porém não peguei o certificado e a escola não existe mais. Portanto, meu currículo artístico se resume em minhas publicações, exposições e as próprias obras.

Sempre fui fascinado por aerografia. Baseia-se em um tipo de caneta com um reservatório de tinta, ligada a um compressor de ar. Ao apertar um gatilho a tinta é espirrada em um jato delicado.

A princípio pode parecer uma minipistola de pintura, mas na realidade é bem mais do que isso. Em inglês a denominação é “airbrush” (pincel de ar), e é exatamente isso que é. Você aplica “pinceladas”, tendo controle sobre a distância, a velocidade e a quantidade de pinceladas, para conseguir o efeito desejado. Para limitar as regiões pintadas são feitas “máscaras” que protegem as áreas que se deseja preservar.


O processo é bastante trabalhoso e demorado. Exige planejamento e muita prática para se atingir um nível bom de resultados. Não há como retirar pinceladas, passou do ponto, já era. Há diversos tipos de aerógrafos para diversas aplicações. As tintas devem ser compatíveis com o aerógrafo em uso. Os mais precisos exigem tintas de alta qualidade com pigmentos muito pequenos para que não ocorra entupimento. Os resultados são fantásticos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário