quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Gravura

Gravura é qualquer pintura ou desenho impresso. Caso esteja inserida em uma obra, então é denominada ilustração.

Originalmente as gravuras eram impressas com o emprego de matrizes que são como carimbos, desses com os quais brincamos quando criança. Para construir uma destas matrizes, o desenho é feito invertido em uma placa de madeira e, com o emprego de ferramentas apropriadas, retira-se o material das regiões onde não existem traços. Depois, aplica-se tinta na superfície e a placa é prensada contra uma folha de papel, imprimindo ou carimbando a imagem. O resultado é uma xilogravura que é uma gravura obtida pela impressão que utiliza uma matriz de madeira.

O processo é bastante trabalhoso, mas esta foi a primeira maneira que se aplicou para obter diversas cópias de um mesmo desenho, sem ter que redesenhar um a um. Evoluiu-se daí para o uso de matrizes em pedra e em placas metálicas e, finalmente, com base nisso tudo, Gutenberg inventou a imprensa.

Hoje produzimos gravuras com o emprego de impressoras conectadas a microcomputadores.

Portanto, a gravura traz em si a ideia de reprodutividade de uma imagem.

A seguir, um exemplo de xilogravura. Não é do tempo de Gutenberg, mas é bem antiga. Foi produzida no século passado, mais precisamente em 1977 (depois de Cristo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário